segunda-feira, 13 de julho de 2009

Neem e seus fundamentos


Neem e seus fundamentos

Neem (Azadirachta indica) é o nome de uma árvore da família Meliaceae, única no seu gênero botânico. O seu nome científico faz referência à sua origem, a Índia. Também conhecida como Nim ou Amargosa, é uma árvore "multiuso" ou "pau para toda a obra", já que tem um conjunto não despiciendo de utilidades.

“Tudo da árvore se aproveita, as suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina, veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no controle de pragas. Nesse último quesito, tem chamado a atenção por ser excelente no controle biológico de diversas pragas e doenças que atacam plantas e animais no campo. No Brasil seus estudos já apresentaram resultados positivos principalmente contra nematóide do cisto da soja e contra mosca das frutas. Estes trabalhos foram publicados pela Universidade Federal de Viçosa, através Laboratório de pesquisas naturais LPPN com os pesquisadores Gulab Jhan e Augusto César.” (Fonte: Wikippédia).

Desde então, muito se desenvolveu a pesquisa do Neem nas áreas rurais, especialmente na sua utilização como carrapaticida, no controle a mosca do chifre em bovinos e como repelente de insetos. Sendo também de grande utilidade na prevenção às pragas das hortaliças e lavouras. Para o ser humano está confirmado sua eficácia em pomada cicatrizante, shampoo anti-caspa, pasta dental, sabonete, condicionador de cabelos, desodorante, gel para o corpo, creme com FPS 33, enxaguatório bucal, repelente e flúor, podendo também tais produtos serem utilizados em animais domésticos como cachorros, gatos, cavalos etc... E também foram desenvolvidos produtos de neem com a semente de linhaça que é rica em Ômega 3 e Ômega 6 combatendo o colesterol , devido à sua riqueza em fibras solúveis e os radicais livres. A linhaça contém proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados e ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno, minerais como ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio entre outros.

A Torta de Neem não deixa resíduos no leite e na carne animal, pode ser administratada em qualquer período produtivo e indicado no tratamento de endoparasitários (vermes internos) e ectoparasitários (parasitas externos) mosca do chifre e carrapato.

Para informações de compra de produtos de Neem: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário