domingo, 26 de julho de 2009

Polímeros - uma solução para economizar água

A agricultura consome cerca de 90% da água que consumimos, "...a crescente preocupação com a disponibilidade mundial de água vem exigindo uma nova consciência em relação à utilização deste recurso." (Santos e Poledna, 2005).
A solução é economizar água na agricultura utilizando tecnologia biodegradável usando os polímeros que podem reduzir a quantidade de irrigações em até 50% o que torna economicamente viável ao bolso do produtor que vê as despesas com plantio, replantio e irrigação diminuírem. E esses produtos podem ser utilizados em todos os tipos de culturas.
O polímero é hidr
oabsorvente, não tóxico, capaz de armazenar muitas vezes o próprio peso em água, importante ressaltar que o polímero armazena relativamente a quantidade de água de acordo com sua granulometria, que quanto mais fino for o produto maior sua capacidade de absorção e liberando essa água posteriormente de acordo com a necessidade da planta. Além de absorver nutrientes minerais e orgânicos, incrementa o uso eficiente de fertilizantes e favorece a aeração do solo.
Os polímeros são por natureza isolantes térmicos inclusive utilizados em porões de navios e câma
ras frias. Na interação desses polímeros com as partículas do solo esta propriedade permanece intacta, impedindo grandes variações de temperatura no solo ao longo do dia. Temperaturas do solo superiores a 40ºC reduzem a atividade das enzimas presentes nas células das raízes, reduzindo o metabolismo das mesmas. Quando se aplica o POLYGEL ao solo, os polímeros interagem com as partículas do solo ocasionando o "efeito sanfona" decorrente da contínua absorção e liberação da solução contida dentro da estrutura dos polímeros.

Argumentos técnicos:
- Retentor de água no solo;
- Reduz custos com irrigação;
- Aumento da produtividade;
- Evita lixiviação de nutrientes e defensivos;
- Reduz mortalidade de replantas;
- Não permite grandes variações na temperatura do solo;
- Melhora aeração do solo e evita compactação;
- Re-hidrata por 05 anos, (tempo de permanência no solo);
- Inócuo ao meio ambiente e aos micro-organismos do solo.

Recomendações técnicas:


Modo de uso:


01kg de Polygel para 200 litros de água;

20x20cm = 500ml

30x30cm = 750ml

40x40cm = 1000ml

Ao misturar o polímero na água ele se transformará em um gel pouco denso, essa solução deverá ser distribuída nas covas de plantio, por cima do gel que já está na cova coloque um pouco de terra e em seguida da o plantio e a primeira irrigação que deverá ser na quantidade normal de água. A diferença na economia de água está no período entre as irrigações, se o período era de 02 em 02 dias, passará a ser de 04 em 04 dias, pois o polímero estará liberando a água necessária para a planta.

Para conhecer e adquirir produtos à base de polímero clique aqui.


Links referenciais:

http://www.portalbrasil.net/reportagem_polimero.htm

http://www.unemat.br/revistas/rcaa/docs/vol1/3_artigo_v1.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário