quinta-feira, 16 de julho de 2009

Produção Orgânica no Brasil

Produção Orgânica

A carne de produção orgânica é tratada com preocupação socioambiental, ou seja, os pecuaristas se preocupam que a produção do gado seja economicamente viável e ambientalmente correto, para que a carne seja a mais natural possível, sem resíduos químicos que tanto agridem a saúde humana e o meio ambiente.
O consumidor que deseja adquirir a carne orgânica precisa verificar se o produto possui o selo de certificação de um órgão, por exemplo, do IBD (Instituto Biodinâmico), órgão responsável pela emissão de parecer técnico sobre propriedade e o selo com o qual classificará o produto. A única e mais importante diferença entre a carne orgânica e a carne tradicional não está em seu aspecto, são exatamente iguais, a diferença está na produção que garante uma carne muito superior em qualidade. Essa garantia leva para o consumidor uma carne sem resíduos químicos, carne esta que é tratada com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos e com pastos livres de agrotóxicos garantindo o consumo de um alimento saudável e seguro.

Por quê o Neem?
Planta que é usada como uma alternativa natural para o tratamento no manejo de produção orgânica tendo a mesma eficácia que os produtos sintéticos e essa é a grande tendência, o Neem oferece prevenção e tratamento efetivo sem afetar o ambiente por se tratar de um produto biodegradável e não tóxico para animais de sangue quente e aos humanos, correspondendo aos parâmetros ambientais após o protocolo de Quioto.
Para o rebanho o
Neem é um excelente vermífugo natural, tendo efeitos seletivos sobre os organismos alvo, compatível a qualquer período de produção, não tóxicos às joaninhas, minhocas, formigas e abelhas melíferas, seguro para organismos aquáticos, biodegradável, não corrosivo, não volátil e não inflamável.

Para conhecer e adquirir a torta de Neem, clique aqui

Links relacionados:

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/pantanal/pantanal_acoes_resultados/pantanal_pecuaria/o_que_e_pecuaria_organica/

http://www.ibd.com.br

http://www.artivetro.com.br/neem.htm

http://www.revistarural.com.br/Edicoes/2008/Artigos/rev127_boi.htm





2 comentários:

  1. Recomendo a leitura do meu artigo: Esses bois não são felizes - http://conscienciaefervescente.blogspot.com/2009/05/coluna-esses-bois-nao-sao-felizes.html

    Grato

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    A produção de carne orgânica é viável em “escala industrial”?
    Seria possível estender a toda produção nacional, para o mercado interno e externo, ou apenas para um nicho de mercado?
    Sei que a demanda por carne é crescente no mundo, por isso as minhas perguntas.
    Gostei do seu blog. Achei os temas oportunos e/ou necessários.

    Um abraço.

    ResponderExcluir